segunda-feira, 20 de junho de 2016

MARIA 2000

Artesanato em barro, bonecos




Artesanato em barro

Conheci Maria Fernanda na feira de artesanato aqui da minha cidade, Petrópolis, RJ no ano de 1999. Mulher simples como ela mesma dizia, e muito talentosa como eu dizia pra ela. Estava ainda no começo e já chamava atenção principalmente porque seus bonecos e bonecas eram personagens, cada um tinha nome, idade e história. Todos eram "amigos imaginários" e ela contava sobre eles quando um cliente se interessava por um objeto. O cliente comprava o boneco e levava a identidade dele junto.
No final do século XX ela adotou o nome artístico "Maria 2000" e foi de sucesso em sucesso até que perdi contato com ela.
As imagens eu copiei de um blog criado por ela em 2010 e que parece estar desativado. O endereço é ESSE. Se você souber por onde anda Maria 2000 por favor me comunique, estou com saudades dela!




Os trabalhos de Maria 2000 são feitos com materiais de reaproveitamento, como latas, garrafas, jornais e muita criatividade, O barro misturado ao jornal formam a massa que molda bonecos, namoradeiras, as famosas " fofoqueiras de Araras", anjos, santos, animais e por aí vai.
Se você ler isso, Maria...beijos!
Sandra May

2 comentários:

  1. Mulher simples, mas com um talento cheio de requinte!!
    Lindo trabalho!!
    Tem tanta gente talentoso nesse nosso Brasil!!! Pena que muitas vezes ficam
    escondidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Rose! Tanta criatividade. Conheço a Maria e os trabalhos dela são incríveis!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Bjs!

      Excluir